PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 18459 > HAITI CONTIGENTE BRASILEIRO ENTRA EM FASE FINAL DE PREPARAçãO PARA MISSãO DE PAZ DA ONU

HAITI

Contigente brasileiro entra em fase final de preparação para missão de paz da ONU

Publicado: 2014-04-29 14:12:42
O grupo é composto por 888 militares do Exército, 244 da Marinha, 34 da Força Aérea, além de militares do Paraguai, do Canadá e da Bolívia

  Começou nesta segunda-feira (28/04) e segue até a sexta-feira, dia 2 de maio, o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP). O evento é coordenado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e aplicado ao final do período de preparação do 20º contingente brasileiro do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT-20), que integrará a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH, da sigla em francês Mission des Nations Unies pour la Stabilisation en Haïti). O grupo que está sendo preparado pela 23ª Brigada de Infantaria de Selva é composto por 888 militares do Exército, 244 da Marinha, 34 da Força Aérea, além de militares de nações amigas – 31 do Paraguai, dois do Canadá e um da Bolívia.

Durante os cinco dias de treinamento, serão realizadas simulações de diversos cenários que o contingente Brasileiro poderá enfrentar no período em que estiver cumprindo sua missão em solo haitiano. Esta é a última fase de treinamento da tropa, que seguirá para o Haiti a partir do dia 13 de maio e permanecerá no país até dezembro.

O CCOPAB é uma Unidade sediada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), vinculada ao Ministério da Defesa e composta por militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, cuja missão é apoiar a preparação de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz e de desminagem humanitária.